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Princípios básicos do bom funcionário

Ser cortês: o funcionário deve atender bem a qualquer cliente que se dirija a empresa, deve atender do modo como gostaria de ser tratado. O tratamento "senhor" deve ser dito mesmo a jovens, a não ser que o cliente autorize explicitamente o "você".

Dar boas vindas: o funcionário pode cumprimentar a todos com um sorriso, este é o modo de se mostrar agradável e facilita muito o contato com o cliente.

Atender de imediato: o funcionário não deve deixar os clientes esperando, principalmente se o serviço que está fazendo não tem relação com o assunto de que o cliente veio tratar.

Agir com rapidez: o cliente deseja que seu problema seja resolvido o mais depressa possível.

Não dar ordens: você jamais deve ordenar coisas aos clientes, ninguém gosta de ouvir algo como "sente aí". Uma expressão cordial terá valor bem mais positivo, como: "o senhor gostaria de se sentar enquanto aguarda".

Chamar um chefe em caso especial: diante de um cliente imperioso, o funcionário deve procurar ajuda com escalões superiores.

Falar a verdade: nas informações prestadas, a verdade é extremamente importante, mesmo não sendo agradável, é melhor o funcionário assumir uma falha eventual que dar ao cliente a impressão de que esconde informações ou omite problemas.

Dar atenção às reclamações: o funcionário deve ficar atento para qualquer reclamação, queixa ou sugestão por parte do cliente. Lembre-se que a maiorias dos clientes não reclamam, simplesmente não voltam mais.

Agir como um bom cartão de visitas: lembre-se que a sua imagem corresponde à imagem daempresa.