notícias

19
SET
2012

Confiança da indústria cresce em setembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu um ponto em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, chegando a 57,4 pontos. Em relação a agosto deste ano o aumento foi mais expressivo, 2,9 pontos. Os dados foram divulgados hoje (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mesmo com a melhora, o indicador segue abaixo da média histórica, que é 59,5.

De acordo com a CNI, as medidas de incentivo ao consumo e de redução dos custos de produção, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tarifas de energia mais baratas e desoneração da folha de pagamento, tiveram influência na percepção do empresário, mesmo que algumas delas estejam previstas para entrar em vigor somente em 2013.

Um ponto considerado positivo pela CNI é que o índice de confiança, em setembro, cresceu em praticamente todos os setores da indústria, a única exceção foi o setor de minerais metálicos.

O ICEI varia de 0 a 100, geralmente oscilando num nível próximo a 60, abaixo desse valor é sinal de que a confiança está baixa.